Evento esgotado
19/09 • 20h30
Sesc Campinas
Ginásio
20/09 • 20h30
Sesc Campinas
Ginásio
Duração: 70 min.
Recomendação etária: 18 anos
Espetáculo | Marcelo Evelin - Demolition Incorporada
19/09 • 20h30
Sesc Campinas
Ginásio
20/09 • 20h30
Sesc Campinas
Ginásio
Duração: 70 min.
Recomendação etária: 18 anos
Marcelo Evelin – Demolition Incorporada
Brasil, PI
As fogueiras existem há 400 mil anos. Essa informação marcou a criação de A Invenção da Maldade, peça do bailarino e coreógrafo Marcelo Evelin. Nela, sete performers vindos de diferentes formações artísticas e de partes do mundo convidam o público para voltar no tempo e se reunir ao redor de fogueiras.
Com galhos e troncos de madeira e uma instalação sonora de sinos, os performers dançam nus em uma espécie de ritual contemporâneo. Despidos de qualquer erotização, teatralização e disfarce, eles abordam um processo de desumanização. É como se ainda não houvesse uma domesticação dos corpos, embora eles estejam sujeitos à ela. Os corpos se deixam afetar, de forma performativa e não mítica, por forças e estados ligados, por exemplo, ao movimento, à imaginação e à memória. A dança acontece como um feitiço. “Venho pesquisando magia não como tema ou ilustração de algo, mas como ideia de presença de palco relacionada a um tipo de vibração que a dança pode trazer”, explica o piauiense Marcelo Evelin.
Ele conta que a expressão do título da obra vem de uma memória de infância. “Vai começar a invenção da maldade”, dizia sua avó quando ele fazia performances numa brincadeira de menino. Essa maldade, para o coreógrafo, não está ligada ao mal ou ao horror. “É uma coisa infantil, diabólica, ficcional. Um olhar poético. Estou muito mais interessado nessa maldade do que numa ideia definitiva do que seria o mal. Como escreveu o filósofo Jonas Schnor, ‘a maldade também é algo infantil, uma inocência que não conhece sua própria ferocidade’”, diz Evelin.
FICHA TÉCNICA
Conceito e Coreografia: Marcelo Evelin
Criação e performance: Bruno Moreno, Elliot Dehaspe, Maja Grzeczka, Márcio Nonato, Matteo Bifulcoe ShoTakiguchi
Design de som e Direção técnica: Sho Takiguchi
Dramaturgia: Carolina Mendonça
Direção de produção: Regina Veloso/Demolition Incorporada (BRA)
Produção local/SP: Andrez Ghizz
Difusão: CAMPO Arte Contemporânea (BRA) + Materiais Diversos (POR)
(Foto: Maurício Pokémon)