Duração: 50 min.
Recomendação etária: 14 anos
Espetáculo | Denise Stutz
Duração: 50 min.
Recomendação etária: 14 anos
Denise Stutz
Brasil, SP
Uma mulher se prepara para sua última apresentação no teatro. A partir dessa ficção, Denise Stutz une no monólogo Só palavra e movimento para dar ritmo ao corpo. Utilizando aspectos da dança e do teatro, a artista tem como interesse as maneiras de construir narrativas. “A voz é corpo. Pensei no texto como movimento, mas, diferentemente dos outros trabalhos, comecei a pensar no afeto das palavras: o que atravessa meu corpo, que imagens são produzidas e como buscar estados a partir desse atravessamento”, comenta Stutz.
Há três anos, tomando como referência autores como o argentino Jorge Luis Borges (1899-1986) e o irlandês Samuel Beckett (1906-1989), a artista mineira que vive no Rio de Janeiro começou a escrever o texto do solo. A ideia era convidar o público a refletir sobre a passagem do tempo e a velhice, entre outras questões. “Hoje, após tantas coisas vividas no país, Só me leva para o desaparecimento. As perguntas agora são: onde estou? O que tenho para dizer? De onde falo?”, diz Stutz, que contou com a colaboração da atriz e diretora Inez Viana na direção.
A partir da questão do desaparecimento surge uma brecha entre o espectador e a intérprete. Na narrativa, as fronteiras do teatro precisam ser borradas para que essa história se transforme em outra. Ao espectador fica o encargo de dar continuidade à existência da artista ou de decidir pelo seu desaparecimento.
FICHA TÉCNICA
Texto, interpretação e direção: Denise Stutz
Colaboração: Inez Viana
Iluminação e direção técnica: Daniel Uryon
Idealização: Denise Stutz
(Foto: Renato Mangolin)