14/09 • 19h00
Sesc Campinas
Sala de Múltiplo Uso 2
15/09 • 18h00
Sesc Campinas
Sala de Múltiplo Uso 2
Duração: 70 min.
Recomendação etária: 14 anos
Performance | Clarissa Sacchelli
14/09 • 19h00
Sesc Campinas
Sala de Múltiplo Uso 2
15/09 • 18h00
Sesc Campinas
Sala de Múltiplo Uso 2
Duração: 70 min.
Recomendação etária: 14 anos
Clarissa Sacchelli
Brasil, SP
Foi de um conjunto de vídeos que surgiu a performance Boas Garotas. Em 2017, a coreógrafa e performer Clarissa Sacchelli foi convidada a criar uma peça de dança a partir do Acervo Histórico Videobrasil. Do mergulho nesse material, a artista selecionou dez trabalhos pela via do magnetismo: não havia recortes conceituais ou temáticos pré-estabelecidos, o contorno foi definido diante do encontro com o acervo, a partir daquilo que seduziu a artista e se seduziu entre si. Entre os trabalhos estão Jerk Off 02 – Projeto Dízima Periódica, de Alice Miceli; Homenagem a George Segal, de Lenora de Barros e Walter Silveira; Escenarios II, de Maya Watanabe; Rapture (Silent Anthem), de Angelica Mesiti; e Female Sensibility, de Lynda Benglis.
Esse recorte operou não somente como uma referência conceitual para Boas Garotas, mas também como um material bruto constituído de imagens, sons e textos que foram remixados, reinterpretados e/ou reencenados na peça. “De maneira geral, a obra investiga relações entre público e trabalho artístico, explorando o erotismo como modo de interrogar e excitar a ligação entre ver e ser visto”, explica Sacchelli, que tem Carolina Callegaro como parceira de coreografia e performance.
A relação com os vídeos indicou aproximações entre a ação de editar e coreografar e apontou para lógicas que podem ser construídas a partir do olhar de quem assiste, sugerindo questões acerca dos modos de produção e recepção de um vídeo e de uma performance.
FICHA TÉCNICA
De: Clarissa Sacchelli
Em criação com: Carolina Callegaro, Luisa Puterman e Renan Marcondes
Coreografia e performance: Carolina Callegaro e Clarissa Sacchelli
Pensamento visual: Renan Marcondes
Trilha sonora: Luisa Puterman
Voz (trilha sonora): Hwa Young Lee Lucy e Han Ah Lum
Iluminação: Laura Salerno
Coordenação técnica: Marcus Garcia
Obra comissionada pela Associação Cultural Videobrasil para a 1ª Temporada de Dança Videobrasil.
(Foto: Pedro Napolitano Prata)