Editoria Ponto Digital
18.08.2019
Em um primeiro momento você deve contar sobre uma obra de dança que lhe é de grande urgência compartilhar. Qual peça é fundamental para você? Qual gostaria de ter feito? Qual lhe arrebatou? Qual não pode mais ser vista e qual peça você gostaria que alguém visse? Quem é esse alguém? As respostas a esses questionamentos compõem o caderno de artista de Neto Machado – coreógrafo, dançarino, ator e comunicador – e Jorge Alencar – mestre em artes cênicas – os criadores de “Biblioteca de Dança”.
Durante a instalação coreográfica, cada dançarino é um livro vivo. Os performers recebem o público em uma mesa com poucas cadeiras, para compartilhar “capítulos” de obras de dança em “contaçōes coreógraficas” de até 15 minutos, trabalho que une o interesse em pesquisar novos meios de entender uma coreografia com a possibilidade de documentar histórias.
As primeiras ideias para o projeto surgiram em 2014, quando Neto percebeu que sentia uma necessidade em contar para outra pessoa sobre os trabalhos que assistia. “Era um jeito meu de revisar e entender a peça; de criar outras interpretações”, diz. Neste mesmo ano, o artista fez o primeiro teste com 4 pessoas em um programa de residência na Alemanha, ideia que foi retomada em 2017 e resultou em “Biblioteca de Dança”.
O trabalho contou com três contextos internacionais de residência: Akademie Schloss Solitude (Stuttgart – Alemanha), #StationONE – Service for Contemporary Dance (Belgrado – Sérvia) e Graner – Centro de creación del cuerpo y el movimiento (Barcelona – Espanha), com apoio da Fundação Nacional das Artes (Funarte).
Composta por 6 episódios, a web série traz entrevistas com artistas que apresentaram trabalhos autorais Bienal Sesc de Dança 2017. O projeto foi idealizado por Cláudia Müller, artista e pesquisadora de dança, e realizado em parceria com a equipe de Comunicação do Sesc Campinas.
No sexto e último episódio, Tiago Cadete fala do trabalho “Alla Prima”. Assista a partir de 27/08 às 18h, aqui no Ponto Digital.
Texto: Lizandra Perobelli, Estagiária de Comunicação – Sesc Campinas.
Edição: Fernando Bisan, Editor web – Sesc Campinas.