Data e hora

21/09 • 14h00

Estação Cultura

22/09 • 14h00

Estação Cultura

Duração: 30 min.

Recomendação etária: 14 anos

Ingressos
Grátis

Retirar ingressos no local, 2h antes.

aCORdo

Performance | Alice Ripoll - Cia. REC

Data e hora

21/09 • 14h00

Estação Cultura

22/09 • 14h00

Estação Cultura

Duração: 30 min.

Recomendação etária: 14 anos

Ingressos
Grátis

Retirar ingressos no local, 2h antes.

Alice Ripoll – Cia. REC
Brasil, RJ

Hierarquias econômicas, sociais e culturais, além de violência policial e racismo são abordados em aCORdo, performance da Cia REC, criada em 2017 para a ocupação Que Legado, realizada no Castelinho do Flamengo, no Rio de Janeiro. A ideia era que os trabalhos apresentados dialogassem com a indagação do que teria ficado como legado para a cidade após a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Sem responder literalmente à pergunta, a diretora e coreógrafa carioca Alice Ripoll propôs pensar a cidade na posição dos intérpretes com quem trabalha há oito anos: negros e moradores da favela. “Os consumidores das artes cênicas muitas vezes estão a uma distância segura do crime e do caos, dentro de uma ordem social. No entanto, a manutenção dessa ordem é acompanhada de opressão e intimidação. De uma maneira sutil e aparentemente inocente, a performance sugere uma nova ordem”, diz Ripoll.

Em aCORdo, quatro performers nascidos em favelas do Brasil transformam as relações existentes entre os participantes. Uniformizados, eles criam imagens e sensações cara a cara com o público. “Quem está roubando o quê? De quem é o crime?”, indaga a performance. Para a diretora, a obra questiona o conceito de propriedade no capitalismo e a crueldade que acompanha esse sistema, no qual o lucro e a acumulação de capital pressupõem a exploração e a pobreza.

FICHA TÉCNICA
Direção: Alice Ripoll
Criação e performance: Alan Ferreira, Leandro Coala, Rômulo Galvão e Tony Ewerton
Assistência: Anita Tandeta
Produção: Natasha Corbelino

(Foto: Renato Magnolin)

Compartilhe