Data e hora

19/09 • 17h00

Estação Cultura

20/09 • 17h00

Estação Cultura

Duração: 45 min.

Recomendação etária: Livre

Ingressos
Grátis

Bola de Fogo

Performance | Fábio Osório Monteiro

Data e hora

19/09 • 17h00

Estação Cultura

20/09 • 17h00

Estação Cultura

Duração: 45 min.

Recomendação etária: Livre

Ingressos
Grátis

Fábio Osório Monteiro
Brasil, BA

Em Bola de Fogo, o artista Fábio Osório Monteiro prepara a massa do acarajé, frita o bolinho e o vende como fazem todas as baianas do acarajé. Mas ele também performa a si próprio. “Me recrio como mecanismo para continuar existindo e resistindo”, diz.

A elaboração do solo por Osório surgiu de um problema prático: sua dificuldade de se sustentar como artista. Em 2017, ele fez seu registro como baiana do acarajé e passou a vender o quitute na praça do Cacau, em Salvador. A partir dessa situação, agregou-se ao trabalho outros interesses, como ancestralidade, afetividade e questões negras.

“O que mais me fascina na figura da baiana do acarajé é que este é um ofício de muito esforço físico, o que mostra o quão fortes essas mulheres são. Fortes desde o surgimento deste trabalho, quando em meados do século XIX, o comércio do acarajé permitiu às mulheres escravizadas ir além da prestação de serviços para seus senhores”, conta o performer.

Da estreia para cá, a intérprete de Libras Cíntia Santos se uniu ao trabalho performando junto com Osório e fortalecendo o caráter sociopolítico da obra. Dessa forma, humor, política, espiritualidade e memória se cruzam no tabuleiro.

FICHA TÉCNICA
Criação, direção, texto e performance: Fábio Osório Monteiro
Codireção: Leonardo França
Colaboração: Jorge Alencar e Neto Machado
Intérprete de Libras: Cintia Santos
Produtor assistente: Gabriel Pedreira
Produção: Dimenti

(Foto: Patrícia Almeida)

Compartilhe