Data e hora

16/09 • 14h00

Sesc Campinas
Espaço Arena

Recomendação etária: Livre

Ingressos
Grátis

Dramaturgia na Dança – Práticas e Perspectivas Contemporâneas

Debate

Data e hora

16/09 • 14h00

Sesc Campinas
Espaço Arena

Recomendação etária: Livre

Ingressos
Grátis

Com: Christine Greiner, Daniella Gatti, Juliana Moraes, Lígia Tourinho e Vanessa Macedo

Mediação: Melina Scialom e Verônica Fabrini

A dramaturgia da dança e sua prática por coreógrafos, dramaturgos e bailarinos brasileiros é o foco do debate Dramaturgia na Dança – Práticas e Perspectivas Contemporâneas. Mediado pelas pesquisadoras e artistas da cena Melina Scialom e Verônica Fabrini, o bate-papo reúne as pesquisadoras, coreógrafas e bailarinas Christine Greiner, Daniella Gatti, Juliana Moraes, Lígia Tourinho e Vanessa Macedo.

A dramaturgia na dança é um termo e um campo de atuação que vem sendo desenvolvido e pesquisado ao redor do mundo nos últimos trinta anos. No Brasil, ele está presente na prática de diversos artistas e consta na ficha técnica de muitos trabalhos. Apesar do conceito ser amplamente debatido e utilizado, os pesquisadores concordam que ele não possui uma definição clara, concisa e estabelecida. Não é um campo de conhecimento fechado e delimitado por uma prática, técnica ou produto artístico, literário ou teórico.

A partir desse panorama e considerando a produção cada vez maior de obras coreográficas que dialogam com o conceito de dramaturgia, a mesa propõe incitar o diálogo entre as artistas e pesquisadoras brasileiras que têm feito trabalhos artísticos e acadêmicos que trazem diferentes olhares e fazeres relacionados ao tema. A proposta dessa mesa de debate também está relacionada à escrita de um livro organizado por Melina Scialom e Verônica Fabrini sobre a dramaturgia em seu campo expandido. Portanto, as convidadas também serão autoras de capítulos da futura obra.

 

__

Christine Greiner | Brasil, SP ­– é professora livre-docente do departamento de Linguagens do Corpo da PUC/SP. Ensina no curso de graduação de Artes do Corpo e no programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica.

Daniela Gatti | Brasil, SP ­– é artista da cena, pesquisadora e professora do curso de dança da Unicamp. Atua no campo da pesquisa e ensino da dança no Programa de Pós-graduação Artes da Cena, do Instituto de Artes. É também doutora em artes pela Unicamp.

Juliana Moraes | Brasil, SP ­– é bailarina, coreógrafa e professora do departamento de Dança da Unicamp. Doutora em artes e bacharel em dança pela mesma instituição, possui especialização e mestrado pelo Laban Centre for Movement and Dance, em Londres.

Lígia Tourinho | Brasil, RJ ­– é artista do movimento e pesquisadora das artes da cena. Doutora e mestra em artes e bacharel em artes cênicas pela Unicamp, também é especialista em Laban/Bartenieff pela Faculdade Angel Vianna e analista do Movimento pelo Laban Institute Movement Studies, nos EUA.

Melina Scialom | Brasil, SP ­– é artista-pesquisadora e professora colaboradora de dança e expressão corporal no departamento de Artes Cênicas da Unicamp, com especialização em Estudos Coreológicos pelo Trinity Laban. É doutora em dança pela University of Roehamton, de Londres, e mestra em artes cênicas pela UFBA.

Vanessa Macedo | Brasil, SP ­– é coreógrafa, diretora e bailarina da Cia. Fragmento de Dança, de São Paulo. Bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestra em artes pela Unicamp e doutora em artes cênicas pela ECA/USP.

Verônica Fabrini | Brasil, SP ­– é atriz e encenadora. Mestra em artes pela Unicamp e doutora em teatro pela USP, tem pós-doutorado em teatro e filosofia pela Universidade de Lisboa. É também professora do departamento de Artes Cênicas da Unicamp e fundadora e diretora artística da Boa Companhia e da Rosa dos Ventos – Casa das Artes.

Compartilhe