Data e hora

Duração: 30 min.

Recomendação etária: Livre

Ingressos
Grátis

Escuta!

Performance | Renato Cruz - Companhia Híbrida

Data e hora

Duração: 30 min.

Recomendação etária: Livre

Ingressos
Grátis

Renato Cruz – Companhia Híbrida
Brasil, RJ

Com um histórico de atuação em espaços não convencionais, a Cia. Híbrida tem a rua como palco para discutir afetos na performance Escuta! A obra é parte do projeto Estratégias para Desembrutecer o Olhar, no qual, desde 2016, o coletivo cria uma espécie de protocolo para que pessoas em lugares de grande circulação possam ter seus tempos suspensos ao participar de algo inusitado.

A obra acontece em duas etapas. Na primeira, misturados aos transeuntes, os bailarinos propõem alterações no fluxo cotidiano de deslocamento de modo a causar certa estranheza. Depois, eles usam fones de ouvido desplugados de qualquer aparelho e oferecem a extremidade solta do fio aos passantes como possibilidade de estabelecerem um encontro.

“Para que algo aconteça, o espectador precisa vencer seu medo da proximidade e propor o contato”, diz Renato Cruz, diretor da companhia e responsável pela concepção e coreografia do trabalho. A distância entre performer e espectador é medida pelo tamanho do cabo, o que faz com que ambos permaneçam muito próximos. “E é aí que a mágica se dá: performer e espectador se confundem e, frequentemente, trocam ou dividem os papéis”, completa Cruz.

FICHA TÉCNICA
Direção geral, concepção e coreografia: Renato Cruz
Assistente de direção e preparação corporal: Aline Teixeira
Direção de produção: Steffi Vigio
Intérpretes criadores: Daniel Oliveira, Duly Omega, Fábio Max, Jefte Francisco, Luciana Monnerat, Luidy Trindade e Mailson de Morais

(Foto: Dorothee Elfring)

Compartilhe