Data e hora

20/09 • 16h00

Sesc Campinas
Área de Convivência

Recomendação etária: Livre

Ingressos
Grátis

Estado de Crítica

Microsseminário de crítica

Data e hora

20/09 • 16h00

Sesc Campinas
Área de Convivência

Recomendação etária: Livre

Ingressos
Grátis

Ruy Filho e Patrícia Cividanes | Revista Antro Positivo
Brasil, SP

Criado pela Antro Positivo, revista do crítico de teatro Ruy Filho e da designer Patrícia Cividanes, o microsseminário propõe a performatização do existir crítico naquilo que lhe é mais fundamental: a reflexão.

Para isso, propõe uma inversão no que consideram a lógica corriqueira de seminários e encontros sobre crítica nas artes cênicas na qual as falas interessam sobretudo aos palestrantes e suas pesquisas pessoais, enquanto as questões trazidas ao final pelo público pouco se reconhecem no que foi apresentado.

Realizado em local público, em roda, informal, sem mesa, sem frontalidade, sem distâncias e hierarquias, o microsseminário começa com a inscrição de qualquer um que não seja crítico de artes cênicas e performativas. Público, artistas, estudantes e curiosos são convidados a falar por cinco minutos como palestrantes sobre como analisam o funcionamento e papel da crítica nas artes cênicas hoje. Após as apresentações, o crítico Ruy Filho constrói junto ao público uma reflexão transversal sobre os principais pontos levantados, propondo novas abordagens que fujam dos argumentos e metodologias comuns à escrita crítica.

Na prática, o Estado de Crítica é um encontro entre os incômodos de diversas áreas participantes de dentro e fora da cena e a produção crítica contemporânea.

__

A Antro Positivo surgiu no final de 2011, criada pelo crítico de teatro Ruy Filho e a designer Patrícia Cividanes. Trata-se de uma publicação digital com acesso livre sobre teatro, dança, performance, política cultural e pensamento contemporâneo. Nesses quase oito anos, realizou diversas entrevistas com artistas nacionais de renome e apresentou artistas, grupos de teatro e grandes nomes da cena internacional.

Compartilhe