13/09 • 16h00 às 18h00
14/09 • 16h00 às 18h00
Recomendação etária: Livre
Residência
13/09 • 16h00 às 18h00
14/09 • 16h00 às 18h00
Recomendação etária: Livre
Um dispositivo performático para coreografar um estado de presença e encontro com o território. O projeto Fricção #5, da artista e pesquisadora das artes do corpo Marina Guzzo, é uma proposta de aproximação e mediação entre artistas e territórios. Os participantes da intervenção urbana saem juntos de um local determinado carregando duas cadeiras cada e dão início a um jogo. Eles se deslocam, se sentam e deixam cadeiras vazias para os passantes que desejarem conversar e/ou apenas estar ali com eles. O projeto pretende friccionar mundos e ideias, desmistificar a figura do artista para o território e desmistificar o território para o artista, aproximar o encontro e colorir a cidade com a possibilidade de um tempo em comum.
Pensada inicialmente para a área da Bacia do Mercado da cidade de Santos durante a residência A Colaboradora, já ocorreu em quatro edições em diferentes espaços daquele território. A ação teve como inspiração obras como Jogo da Cadeira, de Diego Agulló, e Converso sobre qualquer coisa, de Eleonora Fabião.
Participarão da performance/dispositivo artistas do festival e performers locais, convidados pela coreógrafa.
__
Marina Guzzo é artista e pesquisadora das artes do corpo. Tem pós-doutorado pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP e mestrado e doutorado em psicologia social pela PUC/SP. Concentra suas criações na interface das linguagens artísticas e a incerteza da vida contemporânea, misturando dança, performance e circo.