Data e hora

18/09 • 16h00

Sesc Campinas
Espaço Arena

Recomendação etária: Livre

Ingressos
Grátis

Historiografia da Dança – Teorias e Métodos

Lançamento de livro

Data e hora

18/09 • 16h00

Sesc Campinas
Espaço Arena

Recomendação etária: Livre

Ingressos
Grátis

Rafael Guarato
Brasil, GO

Ed. Annablume, 2018

 

Decorrente do I Seminário Internacional de História da Dança, realizado na Universidade Federal de Goiás em 2017, o livro Historiografia da Dança – Teorias e métodos (Editora Annablume) reúne as palestras proferidas durante o evento por pesquisadores como Lynn Garafola, Rafael Guarato, Mark Franko, Susana Tambutti, Maria Martha Gigena, Rosa Primo, Arnaldo Alvarenga, Andréia Nhur, Beatriz Cerbino e Márcio Pizarro.

Organizada pelo historiador da dança e professor Rafael Guarato, a obra propõe uma investigação histórica sobre dança pautada em critérios acadêmicos, mas sem assentar seu fazer em modelos, teorias ou perspectivas enrijecidas. A história da arte a ser desvelada não parte da existência da dança na sociedade como produto estético acabado, cujas modificações estritamente formais mereceriam ser descritas e arquivadas em livros, mas sim da investigação das condições que tornaram possível a sua existência e as diferentes maneiras possíveis de se fazer e discutir história da dança com rigor acadêmico.

O leitor poderá iniciar seus estudos estando atento, por exemplo, a como os discursos sobre artistas e obras produzidos em seu período interferem na leitura que hoje fazemos sobre ele, aos problemas envolvendo autoria em obras quando tratadas historicamente e a peculiaridade de se fazer história da dança a partir de um local específico, a América Latina.

__

Rafael Guarato é historiador da dança e professor do curso de graduação em Dança e dos Programas de Pós-Graduação em Artes da Cena e Performances Culturais da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutor em História e Líder do Grupo de Pesquisa em Memória e História da Dança (CNPq).

Compartilhe