Duração: 60 min.
Recomendação etária: 14 anos
Performance | Lucía Nacht
Duração: 60 min.
Recomendação etária: 14 anos
Lucía Nacht
Argentina
A relação e as diferenças entre história e memória são trabalhadas em Monumentos em Ação, performance idealizada e dirigida pela argentina Lucía Nacht. Nela, acompanhados por um áudio-guia, os espectadores realizam junto aos performers um percurso pelo espaço público no qual descobrem o local e as pessoas que o habitam para criarem juntos um ato de memória coletiva.
A ideia é descolonizar as narrativas contadas do ponto de vista do poder e dos governantes para reconstruir a história a partir das lembranças que a comunidade quer preservar. “Manter a memória viva é um exercício fundamental, é um ato democrático por excelência que faz com que uma comunidade tenha voz própria e possa se inscrever dentro da história”, diz Nacht.
Na forma de site specific, a performance trabalha com a ideia de antimonumento. Os corpos dos bailarinos criam monumentos que, ao contrário dos feitos de concreto, são efêmeros e sensíveis, permitindo que o público se relacione de forma mais íntima com a obra e elabore seu próprio ponto de vista sobre o evento histórico resgatado. “O espaço da memória é o homem e não o monumento. Se o monumento não for ativado a partir da reflexão, é simplesmente uma figura sem vida. Somos responsáveis por dar vida à memória, rever nosso passado para encontrar novas respostas sobre nosso presente”, afirma a diretora.
FICHA TÉCNICA
Concepção e direção: Lucía Nacht
Produção: Carolina Goulart
Assistente de direção: Ana Borré
Intérpretes: María Julieta Martín, Romina Aguirre e os intérpretes locais Allyson Amaral, Aminah Bárbara, Bruno Cangussu, Julia Viana, Laís Rosa, Larissa Ballarotti, Lucas Pestana, Mônica Yumi,Paulo Carpino e Taiana Ferraz.
Apoio: Casa Temenos, Plataforma Lodo, C.C. Konex, Centro Cultural Haroldo Conti, Prodanza, Mecenazgo Cultural, Fondo Argentino de Desarrollo Cultural y Creativo, FIBA, Centro Cultural Paco Rondo (Argentina), Asociación Habita, Casa América Latina, Réunion, Largo Residencias (Portugal), Movimiento Sur e Fundación Cinecón (Chile) e Atelier Muse (Estambul)
(Foto: Jimena Nacht)