Espetáculo | Jorge Alencar
Jorge Alencar
Brasil, BA
Misto de composição e curadoria, Strip Tempo – Stripteases Contemporâneos – Volumes 1 e 2 acessa zonas nem sempre visíveis dos trabalhos e corpos de cada um dos dez artistas participantes do espetáculo dirigido pelo coreógrafo e encenador baiano Jorge Alencar.
Tomando como principal matéria de criação obras produzidas pelos bailarinos ao longo dos últimos anos, a peça revela um resumo estético e erótico do trajeto desses performers da Bahia. Cenas, figurinos, trilhas sonoras, pesquisas de movimento e outros componentes foram revisitados para a elaboração de dez solos apresentados em dois volumes.
Alencar associa dança e memória de universos singulares em uma montagem que trabalha com linguagens do cabaré, do burlesco e da arte drag. “Reconheço grande vitalidade na articulação entre arte contemporânea e as ditas ‘artes da noite’. É um movimento de fazer vibrar a dimensão erótica da arte para criar afetos no jeito como produzimos memória no campo artístico”, afirma o coreógrafo.
FICHA TÉCNICA
Direção: Jorge Alencar
Diretor assistente: Neto Machado
Identidade visual e direção de arte: TANTO – criações compartilhadas (Daniel Sabóia, Fábio Steque e Patricia Almeida)
Criação e performance: Daniel Moura, Douglas Gibran, Fábio Osório Monteiro, Isaura Tupiniquim, Jaqueline Elesbão, João Rafael Neto, Jorge Oliveira, Leonardo França, Lia Lordelo, Neto Machado e Rainha Loulou
Produção: Dimenti Produções Culturais
(Foto: Patricia Almeida)